A Cachalote cultiva sonhos, mas trabalha com projetos. Cada livro é um mergulho que precisa emergir.

unindo forças

A Lavoura foi fundada em 2017 como revista e portal digital. André Balbo, um dos editores-fundadores, sempre reiterou que o objetivo nunca foi apenas publicar autores, e sim publicar autores a partir de uma edição atenta e rigorosa, respeitando o esforço criativo e buscando profissionalizar a relação entre autor e editor.

De 2017 a 2022, a Lavoura publicou 5 edições digitais e 3 edições impressas. Colaboraram com a revista nomes como Cristina Judar, Itamar Vieira Junior, João Anzanello Carrascoza, Carol Rodrigues, Verena Cavalcante, Mário Medeiros, Guilherme Gontijo Flores, Francesca Cricelli, Carla Bessa, Lucas Litrento, Ana Estaregui, Marcelo Maluf, Fernando Haddad, entre tantos.

O projeto, apesar da grande divulgação e do bom reconhecimento entre os pares, enfrentou dificuldades comerciais e operacionais durante a pandemia, precisando passar por algumas reestruturações.

No começo de 2023, a Lavoura encerrou suas atividades de publicação, tornando-se Lavoura Editorial. Atualmente, o foco do projeto é a prestação de serviços de leitura crítica e de preparação de originais de prosa pré-edição.

 

A Aboio nasceu em 2020, no início da pandemia, como portal multimídia. Leopoldo Cavalcante, produtor cultural e jornalista de formação, idealizou uma revista física com o objetivo de publicar literatura inovadora em língua portuguesa, especialmente produções de artistas independentes e sem acesso aos centros econômicos do país.

Com a necessidade imediata de manter de pé um projeto criado em um cenário adverso, Leopoldo desenhou um planejamento completo: financeiro, comercial, jurídico, burocrático e publicitário. O resultado? A Aboio cresceu rapidamente até que, em 2022, estruturou uma operação para inaugurar seu braço editorial: a Editora Aboio. Sim, em plena crise do mercado editorial.

No portal, foram publicados mais de 500 autores de forma digital e gratuita. Como editora, a Aboio lançou autores nacionais consagrados, estreantes e escritores internacionais da China e dos países nórdicos.

Entre os destaques da Aboio está o projeto Aboio Acessível. A editora disponibiliza gratuitamente, três meses depois do lançamento, versões digitais de todos os livros publicados.

A Cachalote foi idealizada a partir da união entre a capacidade operacional e estratégica da Aboio e a edição rigorosa de textos da Lavoura.

Dividindo experiências e comparando seus projetos, André Balbo e Leopoldo Cavalcante perceberam que compartilhavam crenças, objetivos e expectativas sobre a literatura brasileira contemporânea e o mercado editorial. E o mais importante: constataram que suas iniciativas se complementavam e tinham potencial de crescimento conjunto.

equipe

Leopoldo Cavalcante

publisher e designer

Cearense radicado em São Paulo desde 2016, Leopoldo Cavalcante fundou o portal Aboio em 2020. Mais de 500 escritores foram publicados de forma gratuita no site, o qual hoje possui mais de 15 mil acessos únicos por mês. Escreveu sobre literatura em jornais cearenses e nacionais, como a Folha de S.Paulo, e divulgou livros e críticas no perfil Resenhador. Em 2020, fundou o braço editorial da Aboio, publicando nomes como Anna Kuzminska, Paulo Scott e Lu Xun. Foi finalista do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro 2023, promovido pelo PublishNews em parceria com a Feira de Frankfurt. No mesmo ano, tornou-se o mais jovem editor brasileiro a ser agraciado com o Fellowship Program da Feira Internacional de Gotemburgo.

André Balbo

editor e produtor

Nascido em São Paulo, André Balbo é escritor e tradutor, atuando desde 2017 em diversos segmentos do mercado editorial. É editor-fundador da Lavoura, equipe editorial à frente da qual publicou mais de 200 autores, totalizando 5 edições digitais e 3 impressas. Atuou no desenvolvimento criativo e na produção de eventos literários em São Paulo e na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). É autor de quatro livros de contos, entre eles o mais recente Sem os dentes da frente (Aboio, 2023); e traduziu Agostino, do italiano Alberto Moravia, que será publicado pela mesma editora. Cursou Direito na USP, passou pela Folha de S.Paulo e foi professor autônomo de literatura e de redação.

Fique por dentro

Coloque seu e-mail para receber novidades da Cachalote!

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.